Edgard Silva
Tabla & Percussão

Iniciou seu estudo de tabla e percussão com o professor e instrumentista Zé Eduardo Nazario (86/89). Estudou com Ramakrishna (mridanga) e com Kisham Ramdokar (tabla) com quem fez workshops em 90 e 92. O contato mais aprofundado com o instrumento começa com a ida para a Índia, onde por três vezes (94 e 96 e 99) estudou tabla na música folclórica e clássica Indiana, com o mestre Pandit Shankar Ghosh, proeminente instrumentista e professor na Índia (Calcutá). Torna-se aluno-discipulo de Ramesh Bapodara (Brasil 1998 e 2002 e na India em 2000). Fez aulas particulares e workshops com Shubankar Banerjee, Debashish Das, Badal Roy, Selva Ganesh, e Zakir Hussain para mencionar os mais importantes. Também desde 2004 freqüenta o Ali Akbar College em San Rafael, Califórnia, adquirindo material didático como métodos de Tala e iniciando parcerias de estudo e trabalho com os alunos da escola. O principal é Daniel Paul (tabla tarang, voz, tabla) com quem toca regularmente nos Estados Unidos e Brasil.

Desde 1999 realiza anualmente, tournées pela Europa, Estados Unidos e Israel, com o multi-instrumentista CARIOCA (Ronaldo Freitas) e sua banda. Tocou com Jai Uttal, Jayashi Majundar (Vozes do Mundo - CCBB do RJ) e com Pandit Mukesh Desai. No cenário nacional trabalha e colabora musicalmente com Carlinhos Antunes, Dinho Nascimento, Eder Rocha, Andréas Kisser e outros músicos. Tem experiência com danças Indianas tendo trabalhado com as principais pesquisadoras deste gênero no Brasil. Participa e ministra workshops de mantroterapia (Pachamama / Costa Rica e Omega Institute / NY). É membro do Grupo de Pesquisa de Música Indiana - SANGEET, com Krucis e Ratnabali Adhikari.

Gravou faixas solo e ao lado de Alberto Marsicano para o CD do livro+CD: “A Música Clássica da Índia”, escrito por Marsicano e lançado pela Editora Perspectiva em 2006.

Em comemoração ao 50º aniversário da Independência da Índia (1997), Edgard Silva recebeu do Cônsul Geral da Índia, Sr. R. Vishwanathan, a Placa de Honra do Governo Indiano, em reconhecimento ao trabalho de divulgação da música e da Cultura Indiana no Brasil.


* Discografia

  • “A Caminho das Índias” de André Rocha – com Duo Fel, Marlui Miranda e A. Marcicano, tocando Tablas, vaso, caxixis e talking drum.
  • “Bhava-Chakra - a roda da existência” de Arthur Shaker. Dhrupad com música indígena brasileira, tocando tabla, vaso, talking drum.
  • “The Eastern Side” de Merit Aton – com grupo Sangeet.
  • “Atman 1 e 2” Mantras e techno-mantras de Victor Ruiz - MCD music, tocando vaso, tabla e bols, xic-tique e caxixis.
  • “Gongolô” de Dinho Nascimento - (faixa Índia Ginga). Selo Eldorado
  • “Meeting in the Forest” - com Chandra Lacombe e Carioca Freitas. 2000
  • “Bossa Nova Delhi” - com Ratnabali e Ana Rita Simonka. MCD. 2001
  • “Shanti e Alegria” - com Chandra Lacombe e Carioca Freitas. 2002
  • “Celebration” - com Chandra Lacombe e Carioca Freitas. 2003
  • “Umbanda” - com Chandra Lacombe e Carioca Freitas. 2004
  • “Ciranda” - com Carioca e banda. 2006
  • “Jardin de Rainer Scheurenbrand” - violonista clássico. Selo: Shamanic Quest (México). 2006